CFP – Pensardiverso. Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira

Pensardiverso. Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira

N.º 5 – Memórias

APELO A CONTRIBUIÇÕES /CALL FOR PAPERS

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  • Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira é uma publicação periódica de carácter científico, sujeita a peer review e dirigida por Celina Martins. Já com três números editados e um quarto no prelo, Pensadiverso. Marshawn Lynch Seattle Seahawks Jersey Maglie Denver Nuggets asics running pas cher Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira é um projecto editorial recentemente integrado no CIERL-UMa, onde continuará a sua missão, orientada para a divulgação de pesquisa científica de investigadores portugueses e estrangeiros que se ocupem de temas vinculados às Artes Visuais, Cultura, Filosofia, Linguística, Literatura, História e Psicologia no âmbito dos espaços e cosmovisões lusófonos. Goedkope Nike Air Max schoenen A coordenação da revista prepara, agora, a edição do seu n.º5, tendo seleccionado “Memórias” como tema de capa. Washington Wizards ASICS Gel Pulse 7 pour Femme Scarpe Nike Italia Store Aqui segue o convite à participação:   Pensardiverso. Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira N.º 5 – Memórias Em Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, Bergson sublinha que “não há consciência sem memória”, pressupondo um trabalho de releitura do passado: o sujeito tem consciência de um acto sui generis que o insere no passado como se estivesse a reajustar o foco de uma fotografia. fjallraven kanken backpack sale lunette de soleil ray ban A memória representa uma fonte de aquisição de conhecimento, funcionando como um veículo de preservação da cultura. Adidas Superstar Dames Os signos da memória – o património arquitetónico, a língua, o livro, o filme, o quadro, o vídeo – são instrumentos participativos na configuração da identidade. As histórias do contador são um recetáculo de memórias que resgatam o imaginário coletivo sem limites geográficos e temporais. Nike Air Max 2015 damskie Na Grécia Antiga, a epopeia destinava-se a perpetuar a imortalidade do herói: o astucioso Ulisses adia o regresso para ter matéria que contar. Nike Air Yeezy 2 De modo distinto, a narrativa árabe visa a salvação: Xerazade fia e desfia as suas histórias para diferir a morte. Air Max 2016 Hombre Robert Griffin III – Baylor Bears O passado só permanece “vivo” através de trabalhos de síntese da memória, que facultam a oportunidade de revivê-lo a partir do momento em que o sujeito partilha as suas experiências, os seus testemunhos e as suas lembranças. No número cinco, serão publicados artigos que reflitam sobre a noção de memória desde a perspectiva plural e interdisciplinar, incidindo nos seguintes enfoques:

    • A memória como construção do conhecimento;
    • O texto memorialístico como manifestação de resistência ao esquecimento;
    • A inter-relação entre Memória e História em busca do entendimento das contradições da sociedade;
    • A travessia da memória pelas palavras nos distintos espaços lusófonos;
    • A narrativa de testemunho inscrita nos textos, fotografias, quadros, filmes, assim como nos espaços digitais da internet ;
    • A memória do sujeito em contextos de disforia (exílio, regimes de repressão, a experiência do trauma, as alegorias do fim, etc.).

    Prazo de entrega: 30 de outubro de 2015 As propostas de artigos deverão ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: pensardiverso@uma.pt Solicita-se aos investigadores o envio de intenção de participação para o mesmo endereço eletrónico. Nike Air Max Très pas cher Observações:

    1. Não serão aceites artigos que não respeitem as Normas de Edição da Revista;
    2. Não serão aceites artigos entregues fora do prazo acima estabelecido.

      Manual de Estilo – Normas para a Apresentação de Artigos – Os artigos serão redigidos em Português.

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  • – Os artigos deverão ter 15 páginas (incluindo as notas e a bibliografia). – Todos os originais serão apresentados na versão definitiva em Word (formato A4).

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  • – Margens: 2,5 cm (superior), 2,5 cm (inferior) e 3 cm (laterais). fjallraven kanken pas cher – Espaçamento: 1,5, corpo 12, Times New Roman. – As páginas não deverão vir numeradas.   Organização do artigo . Maglia Isaiah Thomas A apresentação de cada artigo deve obedecer à seguinte sequência: . adidas 2017 pas cher

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  • Título: centrado, corpo 14, Times New Roman, em caixa alta. .

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  • Menção ao Autor do Artigo e à Instituição: dois espaços simples, abaixo do título. . nike air max A menção do Autor será indicada no canto superior esquerdo, fonte 12, Times New Roman.

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  • Adidas Pas Cher . Robert Griffin III Baylor Jerseys A Instituição será também indicada no canto superior esquerdo, fonte 11, Times New Roman.

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  • . Air Max TN Na linha a seguir, a menção do endereço eletrónico também figura no canto superior esquerdo, fonte 11, Times New Roman. . Marqise Lee – USC Trojans air max 1 pas cher Resumos: o artigo deve vir precedido de um resumo em Português e em Inglês, contendo no máximo 500 caracteres. adidas original superstar 80s femme Devem vir precedidos da palavra “Resumo”, “Abstract”, seguida de dois pontos. Reuben Foster Jersey O resumo em Português figura após a menção do autor, contando três espaços simples. Comprar Nike Air Max As palavras resumo e abstract são indicadas em caracteres normais.

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  • New Balance 1500 damskie O resumo deve vir em itálico, com espaçamento simples, corpo 11, Times New Roman. New England Patriots Jerseys . New Balance 993 mujer O resumo deve ser seguido de palavras-chave, quatro a cinco, separadas por ponto e vírgula. asics gel nimbus hombre As palavras-chave figuram em itálico e em negrito.

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  • adidas gazelle Nike Air Max 2016 Dames Zwart Ex: Palavras-chave: Palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; etc. . Scarpe Nike Formatação do texto: O início de parágrafo será marcado com 1 tab (1 cm). Asics Gel Lyte 5 Pas Cher Todo o texto deverá ter alinhamento justificado.

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  • Citações:As citações pouco extensas (até três linhas inclusive) serão incorporadas no texto com aspas simples (piclas) “….” – As citações longas deverão ser indentadas e separadas do corpo do texto, Times New Roman, 11, com espaçamento de 1,5. Nestes casos, a citação deverá ser identada no lado direito e esquerdo, avanço 2 cm. New Orleans Pelicans Este tipo de citações não leva aspas. adidas tubular rouge – As omissões devem ser assinaladas entre parênteses retos […].

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  • Cheap Nike Shoes Sale UK – Todas as palavras estrangeiras serão grafadas em itálico. Adam Wainwright Jersey Referências bibliográficas: – Estas serão sempre feitas no corpo do texto, na forma abreviada da indicação, entre parênteses curvos, indicando o nome do autor, data de publicação e o número de página. Exemplos: .Um só autor: (Todorov, 1989: 7). Adrian Peterson Oklahoma Jersey . Kids Air Jordans Dois autores: (Machado & Pageaux, 1985: 25-27). chaussures de foot new balance

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  • . Tennis Nike France Três ou mais autores: (Doyle et ali, 1973: 8). – Para citações indirectas, usar in. nike air max flyknit rouge nike air max 2016 goedkoop Exemplo: (in Todorov, 1988: 33) – Quando se cita um autor com duas obras publicadas no mesmo ano, deverá ser acrescentado à data as letras a, b, etc. segundo este modelo: (Bakhtine, 1970a) e (Bakhtine, 1970b) – Para facilitar a leitura do artigo: no caso de um autor ser, repetidamente, citado, seguir-se-á o mesmo critério das referências bibliográficas supra. Exemplo: (Saramago, 1995: 5)   Bibliografia: – A bibliografia consultada deverá ser indicada no fim do artigo, corpo 11, Times New Roman, espaço simples, adotando o critério da ordem alfabética de apelidos de autor.

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  • Golden State Warriors fjallraven kanken uk – A palavra “Bibliografia” figura em negrito, corpo 11, Times New Roman, contando um espaço após o fim do artigo. chaussures de foot adidas – No caso de surgir o mesmo autor mais de uma vez, deverá acrescentar-se à data as letras a, b etc., de acordo com a seguinte apresentação gráfica: Bakhtine, Mikhaïl, 1970a, La Poétique de Dostoïevski, trad. Goedkoop Nike Air Max Isabelle Kolitcheff, Paris, Seuil. Bakhtine, Mikhaïl, 1970b, L’Oeuvre de François Rabelais et la Culture Populaire au Moyen Âge et sous la Renaissance, trad. Kansas State Wildcats Andrée Robel, Paris, Gallimard. Compra Zapatillas Nike Modelos de citação – Livro de um autor: Saramago, José, 1995a, Ensaio sobre a Cegueira, Lisboa, Editorial Caminho. – Livro de dois autores: Machado, Álvaro & Pageaux, Daniel-Henri, 1988, Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura, Lisboa, Edições 70. – Livro de três ou mais autores: Mateus, Maria Helena Mira et ali, 1989, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho. – Capítulo ou artigo com editores: Lisboa, Maria Manuela, 2001, “Colonial crosswords: (In)voicing the gap in Mia Couto” in Robin Fiddian (ed.) Postcolonial Perspectives on the Cultures of Latin America and Lusophone Africa, Liverpool, Liverpool University Press, pp.

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  • 191-212. – Capítulo ou artigo com organizadores:Clifford, James, 2002, “Post/Neo Colonial Situations: Notes on Historical Realism Today” in Helena Carvalhão Buescu & Sanches Manuela Ribeiro (org.), Literatura e Viagens Pós-coloniais, Act 6, Lisboa, Edições Colibri, pp.

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  • 9-32. Cheap Nike Shoes UKArtigo em revista: Campos, Haroldo de, 1981, “Da Razão Antropofágica: a Europa sob o Signo da Devoração” in Colóquio/Letras, nº 62, julho, pp. 10-25. – Dissertações não publicadas: Fernandes, Maria de Penha Campos, 1995, Mimese irónica. New Balance 009 damskie Nike Air Max 2016 Homme Para uma Poética Pragmática do Romance Contemporâneo, Tese de Doutoramento em Teoria da Literatura sob a orientação de Vítor Aguiar e Silva, Universidade do Minho, texto policopiado. Nike LeBron James 13Documento digital: Langrouva, Helena Conceição, 2002, “Mar-Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Adidas NMD Heren Fjallraven Kanken Mini Poética do espaço e da viagem” in http://www.triplov.com/sophia/helena.html (consultado em 20 de janeiro de 2012). Recensões críticas – O título da obra deverá figurar centrado, em itálico e em negrito, corpo 14, Times New Roman, em caixa alta. Na mesma linha, indica-se o nome do autor do livro: corpo 12, Times New Roman. Na segunda linha, indica-se a cidade, a editora e o ano de publicação, corpo 11, Times New Roman. Após dois espaços: – Na terceira linha, indica-se o nome do autor da recensão, corpo 12, Times New Roman. Women Air Jordan 5 – Na quarta linha, indica-se o Nome da Instituição Científica: corpo 11, Times New Roman. nike air max 2017 heren blauw – Na quinta linha, indica-se o endereço eletrónico, corpo 11, Times New Roman. Canotte Miami Heat Exemplo: O GUARDADOR DE SEGREDOS, de Davi Arrigucci Jr. São Paulo, Campo de Letras, 2011 Andrea Saad Hossne Universidade de São Paulo andreahossne@uol.com.br   – O corpo do texto da recensão segue as mesmas normas acima indicadas para os artigos. – No fim da recensão, indicam-se as fontes consultadas: – Referências (negrito, corpo 11, Times New Roman, espaço simples) Ex: Referências Candido, António, 2004, “Ressonâncias” in O albatroz e o chinês, Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, pp.

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