imagem

MERAM

Para um Museu da Emigração na Região Autónoma da Madeira

Autoria: Elisa Freitas e Maria Martins

Instituição de acolhimento: CIERL-UMa

Instituições parceiras: a definir

DATAS: 2016 – ?

Equipa de colaboradores: a definir

Sinopse: O Projeto MERAM – Para um Museu da Emigração na Região Autónoma da Madeira centra a sua atenção na temática da emigração enquanto realidade que se crê elencar de forma substancial nas questões de identidade insular madeirense, afetando sua a realidade social, cultural, económica e política, praticamente, desde o povoamento da ilha até à atualidade. Aquilo que se propõe como forma de atender à necessidade de preservar, estudar e acompanhar os percursos da emigração madeirense, mas também, de os partilhar, comunicar e, de certa forma, de os homenagear, passa pela criação de um museu/centro de memória dedicado à emigração madeirense. Neste pressuposto, só a investigação contínua permitirá a concretização de um projeto museológico consistente. Traçam-se, assim, à partida, os seguintes objetivos:

1) Revisão da literatura sobre a emigração, sobre a emigração madeirense e sobre as práticas museológicas nos museus de migração, como base para a perceção/construção do museu.

2) Observação de práticas de instituições de referência, a nível nacional e internacional, no panorama dos Museus de Migração.

3) Levantamento e registo de fontes relacionadas com a emigração madeirense, como ponto de partida para o desenvolvimento/formação do espólio.

4) Desenvolvimento de um sítio online associado a uma base de dados previamente estruturada que permita a recolha, registo e divulgação de informação de interesse ao projeto, ao lado de uma sensibilização dos públicos para o mesmo.

5) Desenvolvimento de estudos comparativos entre os fluxos emigratórios da RAM, Macaronésia e Regiões de Portugal Continental.

6) Exploração de trajetos e narrativas pessoais, biografias, testemunhos, histórias de vida- memórias dos emigrantes e dos seus familiares do Arquipélago da Madeira.

7) Exploração de aspetos da história, memórias, fluxos, trajetos e especificidades da emigração madeirense através do seu património material e imaterial.

8) Reflexão sobre as questões de identidade madeirense, explorando impactos da emigração na construção identitária, cultural, social, política e económica.

9) Desenvolvimento de um projeto museológico específico e adaptado à realidade da RAM, considerando públicos, estratégias de estudo, preservação e comunicação do futuro museu.