UMa Paisagem CIERL – Grupo de Trabalho
UMa Paisagem CIERL, grupo de trabalho do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, apresenta-se como uma plataforma interdisciplinar, cujo propósito é propiciar um espaço de debate pluricultural, livre, aberto e criativo, com foco numa agenda complexa da Paisagem. Em particular, tem como caso de estudo privilegiado o território do arquipélago da Madeira, aportando uma visão alternativa, inovadora e rigorosa, no contexto local, nacional e internacional.
Que Paisagem(s)?
O conceito de paisagem revela-se complexo e variável, acomodando e admitindo um espectro amplo de definições e aproximações disciplinares. Poderá entender-se desde âmbitos tão distintos como disciplinas artísticas (Pintura, Música, Literatura, etc.), disciplinas analíticas (Geografia, Sociologia, etc.) ou técnico-científicas (Economia, Planeamento Territorial, Arquitetura, etc.).
A consideração da Paisagem de forma independente da sua qualidade estética (noção coloquial de Paisagem), confere ao território o elemento imprescindível da percepção humana, individual e social (ou coletiva).
Distanciando-se do conceito romântico da Paisagem, intimamente relacionado com o sublime e a natureza em estado bruto, ameaçada pelos avanços da revolução industrial inicialmente e, mais recentemente, com a revolução digital, na contemporaneidade a paisagem assume outros valores, chegando mesmo a prescindir da dimensão natural. Em espaços urbanos, invertem-se os papéis, e será o construído que emoldurará o(s) fragmento(s) do “natural”, ambos, afinal, produtos da ação humana.
Por conseguinte, a paisagem incluirá três dimensões: (1) Física, na qual a Paisagem se refere ao território; (2) Subjetiva e/ou Cultural; e (3) Temporal e causal, que assume a Paisagem como resultado da interação entre o humano e o meio. A Paisagem será, então, uma expressão de diversos recursos naturais existentes, mas também a ação humana sobre esses recursos e os produtos ou artefactos que daí emergem ou se manifestam.
Missão
UMa Paisagem CIERL tem como missão explorar o interface entre o Património Natural e Cultural e as sinergias que poderão existir ou vir a ser criadas entre a sua produção, através quer das dinâmicas físicas e materiais constantes no território, quer da sua representação, quer de dinâmicas simbólicas e “imaginais” que modelam o território e o ambiente que nos rodeia.
Pretende interrogar as relações entre espaços, explorando uma noção expandida de Paisagem, que compreenda tanto a dimensão material e imaterial, tangível e intangível, o artifício como natural e o natural como artifício,
Objetivos
Os objetivos deste grupo de trabalho são:
- Promover a investigação, formação e educação sobre paisagem;
- Incentivar o intercâmbio de informação e conhecimento com pares e parceiros (académicos e não-académicos) no campo da paisagem e áreas afins, para beneficio do sistema ecossociocultural;
- Estimular a comunicação e cooperação do trabalho desenvolvido no grupo sobre as problemáticas das Paisagem com os diferentes públicos, quer académicos e especializados, quer não-académicos.
Linhas Temáticas
UMa Paisagem CIERL definiu como suas linhas temáticas iniciais:
- Paisagem e Turismo;
- Paisagem e Aprendizagens;
- Paisagem, Património, Memória e Identidade;
- Representações da Paisagem;
- Paisagem, Ambiente, Risco e Resiliência;
- Produção/Criação da Paisagem.
Atividades
Investigação, formação e divulgação científica
O grupo UMa Paisagem CIERL desenvolve investigação interdisciplinar, com o propósito de promover a reflexão e o conhecimento sobre a Paisagem da Madeira. Pretende-se, assim, potenciar o desenvolvimento criativo e com fundamentação científica de percursos e ideias inovadoras.
Para isso, propõe-se apoiar e acolher projetos de investigação ou investigação-criação, assim como programas e/ou ações de formação que incidam sobre a Paisagem e campos relacionados.
As atividades de formação poderão assumir formatos diversos – como workshops, seminários e conferências – a realizar tanto na universidade e em escolas, como em outros lugares e instituições e com outros formatos menos académicos, orientados para a participação pública.
Interdisciplinaridade, cidadania e cooperação interinstitucional
O grupo UMa Paisagem CIERL é movido pelo propósito da cooperação interdisciplinar e interinstitucional, dentro e fora da Universidade da Madeira, assim como pelo modelo de investigação com preocupações e responsabilidades cívicas. Desenvolve, por isso, um modelo de trabalho fortemente marcado pela cooperação transdisciplinar e interinstitucional, pelo diálogo atento com as comunidades locais (através de de organizações governamentais, privadas e/ou ONGs locais, regionais, nacionais e internacionais) e pela promoção de trabalho em que se evidencie uma forte implicação de teoria e prática.
Apoio ao Observatório da Paisagem da Madeira
O UMa-CIERL é uma das instituições fundadoras da Comissão Instaladora do Observatório da Paisagem da Madeira. Neste quadro, cabe ao grupo UMa Paisagem CIERL coordenar, apoiar e dinamizar o trabalho que, no UMa-CIERL, é desenvolvido em parceria com as restantes instituições fundadoras dessa Comissão Instaladora: Associação Insular de Geografia; Ordem dos Arquitetos (Delegação Regional da Madeira); Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Áreas disciplinares
O grupo integra um vasto leque de disciplinas dos campos das Ciências Sociais, Artes e Humanidades: Arquitetura, Estudos Artísticos, Estudos de Cultura, Estudos Literários, Estudos de Paisagem, Estudos de Turismo, Humanidades Ambientais, entre outros.
Coordenação Geral:
- Duarte Santo (Arquitetura da Paisagem; Estudos de Turismo)
Equipa de Investigadores:
- Ana Isabel Moniz (Estudos Literários)
- Ana Paula Almeida (História; Estudos de Cinema)
- Ana Salgueiro (Estudos de Cultura; Estudos de Desastre)
- Anne Martina Emonts (Estudos de Cultura; Estudos Literários)
- Carmen Diego (Sociologia; Estudos de Desastre)
- Cristina Martins (História; Estudos Regionais e Locais -Emigração)
- Duarte Santo (Arquitetura; Estudos de Turismo)
- Eduardo Pires (Estudos Literários)
- Emanuel Gaspar (História da Arte e Património)
- Filipa Fernandes (Antropologia; Estudos de Turismo)
- Helena Rebelo (Estudos Linguísticos)
- Hugo Olim (Estudos Artísticos – Cinema e Multimédia)
- Isabel Santa Clara (Estudos Artísticos – Artes Visuais)
- Lucilina Freitas (Estudos Artísticos-Artes Visuais/Arte em Espaço Público/Educação Artística)
- Maria Teresa Nascimento (Estudos Literários; Estudos de Cultura)
- Martinho Mendes (Estudos Artísticos – Artes Visuais/Museologia/Educação Artística)
- Naidea Nunes (Estudos Linguísticos)
- Paulo Esteireiro (Estudos Artísticos – Musicologia/Educação Artística)
- Rita Rodrigues (História da Arte; Estudos de Cultura; Estudos Artísticos)
- Rui Campos Matos (Arquitetura)
Atividades:
- 2017.06.13 – Conferência “Por uma Geografia Literária à Brasileira: Paisagens e Percursos” pela Prof. Doutora Ida Alves (Universidade Federal Fluminense – Brasil), co-organizada e promovida pelo Grpo de trabalho UMa Paisagem CIERL e o projeto TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, e realizada pelas 16h, no Museu Cidade do Açucar, no Funchal.
- 2016.07.22 – Conferência “Observatório da Paisagem. Canárias e Madeira”, pelo Prof. Doutor Juan Manuel Palerm Salazar (Universidade de Las Palmas de Gran Canária, UNISCAPE e Observatório da Paisagem das Canárias), promovida pela Comissão Instaladora do Observatório da Paisagem da Madeira, e realizada pelas 16h, na Sala do Pátio/Reitoria da Universidade da Madeira.
Projetos:
- Participação na Comissão Organizadora do III Colóquio Internacional INSULA. Para além de Natureza e Artifício + III Island Cities & Urban Archipelagos International Conference (8 a 12 de Novembro de 2017 | Funchal);
- Colaboração na constituição do Observatório da Paisagem da Madeira, em parceria com a Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais e a Associação Insular de Geografia.
(© fotografias de José Zyberchema e Filipe Gomes)