logo-cmtic_green-05

Mobilidade e Transferência Culturais
em Contextos Insulares

 

 

Autoria e coordenação: Anne Martina Emontsss-viceroy-of-india-19362

Instituição de acolhimento: UMa-CIERL

Equipa de investigadores:

Design do Logo:
  • Lia Caldeira

 

Resumo de apresentação da Linha de Investigação:

 Ilhas, e em particular o Arquipélago da Madeira, foram desde sempre e são ainda hoje espaços que, de uma forma extrema, estiveram não só expostos a influências climáticas, económicas e políticas decorrentes da sua condição insular, mas também (e talvez sobretudo) a influências culturais. Desastres naturais e alterações climáticas, o comércio de produtos específicos, ondas migratórias, interesses científicos e turísticos, a situação estratégica-militar e outros factores fizeram/fazem do arquipélago da Madeira um objecto de estudo predestinado e um laboratório particularmente interessante para o estudo do fenómeno de ‘transferência cultural’.

Centrando a nossa atenção nos diversos processos de ‘transferência cultural’ aí detectáveis, importa identificar quer os enclaves do intercâmbio cultural, quer os seus agentes. A evocação do que representou/representa a herança da arte flamenga na Madeira, desde o século XV, ou a sinalização do impacto económico, ecológico, mas também cultural que a actividade turística, mais recentemente, assume no arquipélago serão apenas dois dos muitos casos de estudo a analisar.

Por que razão, como e em que medida, ao longo da sua História, este e outros espaços insulares  foram particularmente sensíveis ao encontro quer de culturas, quer de correntes culturais? Como foram aceites e/ou rejeitados esses fenómenos – respectivamente, discursos – na Madeira? E que eventuais afinidades ou especificidades caracterizam localmente esses processos de transferência cultural, quando colocados em paralelo comparatista com outros espaços insulares?

Estas serão algumas das questões que nortearão os trabalhos transdisciplinares a integrar na linha de investigação aqui apresentada. Apostar-se-á, sobretudo e com base em respetivos quadros teóricos (Michel Espagne e outros), em análises de casos de estudo.

Encontros académicos e de divulgação científica:

Projetos:

  • (em preparação)

Publicações:

  • (a ser apresentado)

Varia: 

  • (a ser apresentado)