Carta da Convivialidade Escolar

Projecto Carta da Convivialidade Escolar:

 

Coordenação: Margarida Pocinho

Instituições de Acolhimento: SRE / CIERL-UMa

Equipa de Investigadores: Marcelo Melim, Regina Capelo, Soraia Garcês, Odete Teixeira. Conta ainda com a colaboração dos alunos da licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia da Educação.

Datas: inicio: 6 de março de 2015
Sinopse: O Projeto “Carta da Convivialidade” tem por objectivos:

  • Proporcionar a todos os elementos da comunidade educativa um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitador que contribua para o sucesso educativo. Para tal, colabora com as escolas na promoção de uma cultura de permanente monitorização e actuação sobre todos os atos de agressão física, verbal ou social, assim como, de desenvolvimento de estratégias que otimizem o processo de ensino-aprendizagem.
  • Colaborar com cada escola, na singularidade da sua realidade e na especificidade dos seus problemas, ao promover o debate interno e a reflexão sobre as suas possibilidades e prioridades de intervenção.
  • Mapear a incidência dos vários fenómenos de violência escolar de acordo com as distintas realidades das escolas da RAM e simultaneamente registar um conjunto de boas práticas que têm sido levadas a cabo pelas escolas, exactamente com o propósito de combater esses mesmos fenómenos.
  • Unir as escolas num esforço conjunto, estabelecendo uma rede de partilha de informação e estratégias, em prol de um melhor ambiente escolar e na redução da incidência dos vários tipos de comportamentos anti-sociais que constituem um obstáculo ao desenrolar das aprendizagens.