Ana Isabel Moniz (PHD, Univ. da Madeira, 2003) é professora auxiliar na área dos Estudos Franceses e Portugueses (Univ. da Madeira) e directora do curso de mestrado em Estudos Linguísticos e Culturais. É autora de Julien Gracq: formas sentidos e mecanismos do imaginário (Lisboa, 2010). É também co-editora de dois volumes: Funchal (d)Escrito. Ensaios sobre representações literárias da Cidade (Vila Nova de Gaia, 2011), com Ana Margarida Falcão, Leonor Martins Coelho e Thierry Proença dos Santos, e E depois? Sobre a cultura na Madeira, com Diana Pimentel e Thierry Proença Santos (Funchal, 2005). É também peer-reviewer da Revista Agália. Os seus principais interesses de investigação são na área da ficção portuguesa e francesa contemporânea.
Principais Publicações:
2012. Manuel Teixeira Gomes République, Écriture et Voyage., Dedalus, nº 14-15. Lisboa: Cosmos.
2010. Julien Gracq: formas, sentidos e mecanismos do Imaginário. Lisboa: Edições Cosmos.
2012. (Tradução em colaboração com Leonor Martins Coelho). Contos seleccionados – Guillaume Apollinaire. Lisboa: Cosmos.
2011. “De los lugares de la Isla a los lugares de la Ficción/Dos lugares da Ilha aos lugares da Ficção”, in Las Islas de los Secretos, Juan Carlos de Sancho (ed.). Las Palmas de Gran Canaria: Anroart Ediciones, Colección Textos Universitários (tradução de Zaida Díaz García). nº 33. 43-62.
2011. (com Ana Margarida Falcão, Leonor Martins Coelho e Thierry Proença dos Santos). Funchal (d)Escrito. Ensaios sobre representações literárias da Cidade. Vila Nova de Gaia: 7 Dias 6 Noites.