Paulo Miguel Fagundes de Freitas Rodrigues é Doutorado em História Contemporânea pela Universidade da Madeira (Janeiro 2007). Fez os seus estudos de Licenciatura em História (1992) e Mestrado em História Contemporânea (1999) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É o Director eleito do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da UMa (mandato de 3 anos) e actualmente é Professor Associado.
Foi Director de Curso do Mestrado em Estudos Regionais e Locais da UMa entre 2007 e 2013.
É também investigador do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC), da Universidade de Coimbra.
Lecciona, entre outras, em licenciaturas e mestrados, as disciplinas de História Contemporânea de Portugal, Sociedade e Cultura Madeirense, História das Ideias Políticas e História do Municipalismo. É especialista, tem publicado e realizado investigação no âmbito da História Política e Institucional dos séculos XIX e XX, História da Autonomia da Madeira e História da diplomacia e das relações luso-britânicas.
Tem vários livros publicados: A Madeira entre 1820 e 1842: relações de poder e influência britânica (Funchal, 2008); A Política e as Questões Militares na Madeira – o Período das Guerras Napoleónicas (Funchal, 1999), pelo qual recebeu o Prémio Fundação Berardo, no ano 2000;