Paulo Esteireiro é colaborador da Secretaria Regional de Educação. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido nos estudos de mestrado e doutoramento a classificação máxima por unanimidade do júri.
No domínio editorial, é autor e coordenador de várias publicações, entre as quais se destacam Estudos sobre Educação e Cultura (AREArtística), Uma História Social do Piano (Edições Colibri), 10 Novas Composições para Braguinha (AREArtística), Músicos Interpretam Camões (FCG-Imprensa Nacional-Casa da Moeda), 50 Histórias de Músicos na Madeira (Funchal 500 Anos) e Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Direção Regional de Educação). É diretor da Revista Portuguesa de Educação Artística (publicação indexada) e coordenador da Coleção Madeira Música, série editorial que publicou nove CD-Rom+Áudio com obras musicais históricas madeirenses dos séculos XIX e XX.
Foi professor adjunto convidado do Instituto Superior de Ciências Educativas (2008-2014), professor assistente convidado da Escola Superior de Educação de Setúbal (2008-2012) e assistente do 1.º triénio da Escola Superior de Educação de Bragança (2002-2005). Leccionou História da Música na Escola Profissional de Música de Almada (10.º ao 12.º ano) e foi Director Pedagógico da Academia Musical da Ilha Graciosa e da Escola Profissional da Ilha Graciosa.
Tem escrito vários artigos na área da musicologia e da pedagogia, para várias revistas e publicações da especialidade, tais como a Revista Convergência Lusíada, a Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, a Revista Itinerários, a Revista EduSer, a Revista Xarabanda, a Revista Islenha e a Revista Portuguesa de Educação Artística. Participa regularmente com várias comunicações e conferências em Fóruns e Encontros especializados em artes e educação em Portugal, Brasil, Itália, Polónia e Escócia.
No domínio da comunicação social foi crítico musical da revista espanhola Ópera Actual para o Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa (2000-2010), colaborador permanente da secção de música do Jornal de Letras, Artes e Ideias (2000-2007), colaborador regular no Diário de Notícias da Madeira, entre 2005 e 2010, e no Jornal da Madeira (2010-2016). Foi autor de duas séries de 12 documentários para a RTP-M, intituladas de “Músicos Madeirenses”.