Convite à participação   

Convite à Participação

III Colóquio Internacional INSULA 

Para Além de Natureza/Artifício

Funchal | UMa-CIERL

8 a 12 Novembro 2017

Submissão de propostas até 30 de Maio de 2017 30 de Junho de 2017

there is no singular ‘nature’ as such, only a diversity of contested natures;
and that each such nature is constituted through a variety of socio-cultural
processes from which such natures cannot be plausibly separated.
  Macnaghten,  P. and Urry, J. (1998), Contested natures

 

Reflectindo sobre “Ideas of Nature”, Raymond Williams destacava em 1980 duas questões que convocamos para o III Colóquio Internacional INSULA. Para Além de Natureza/Artifício:

(1) a necessidade de pensar o Natural não apenas como conjunto de fenómenos físicos que existem no mundo, mas também como conceito plural, sujeito a modalizações históricas e socioculturais, com efectivas implicações no modo como esse mundo é percepcionado e se constrói;

(2) a necessidade de repensar o humano e o antropológico como partes também constituintes do que se entende por Natureza, problematizando, assim, a acrítica dicotomia entre Natureza e Artifício/Cultura que a herança iluminista cristalizou no mundo moderno.

Nesta mesma linha de pensamento que recusa um carácter dogmático e imutável ao conceito Natureza, Bruno Latour (1999) propõe a substituição do singular Natureza pelo plural Naturezas. Este posicionamento pressupõe, assim, a existência de uma mais densa, elástica e articulada relação entre todos os elementos que constituem o mundo e no qual também se integra quer o humano, quer o que é percepcionado e (re)construído pelo humano, seja sob forma material, seja sob forma virtual ou imaginária.

Se estas questões ganhavam pertinência nas últimas décadas do século XX, já marcadas pelas dinâmicas da contingência, do transgressivo e da globalização, assim como pelos valores da subjectividade complexa, da justaposição simultânea do próximo com o distante ou até do empírico com o virtual, as primeiras décadas do século XXI viriam a torná-las ainda mais urgentes, perante a emergência ou crescente disseminação de fenómenos como a clonagem, a indústria dos transgénicos, o aquecimento global e a intensificação dos chamados “desastres naturais”, as suspeitas do Antropoceno ou até a democratização do acesso à tecnologia.

Focando a atenção em espaços, fenómenos, representações, narrativas e discursos insulares, o III Colóquio Internacional INSULA. Para Além de Natureza/Artifício apresenta-se como lugar de reflexão, onde se procurará discutir o conceito de Natureza(s) na contemporaneidade, agora entendido no quadro de uma dialética em que o convencionalmente tido como Natural se articula com o convencionalmente entendido como Artificial ou Cultural, resultando, do encontro dessas diferenças, da sua contaminação, da sua amálgama e/ou hibridização, um (conceito de) Natural mais complexo e expandido do que a soma dos dois opostos tradicionais.

Neste encontro entre o real e o virtual, a ficção, a simulação e o simulacro, onde as ilhas serão, simultaneamente, entidades físicas e dispositivos conceptuais, artefactos multidimensionais que nos projectam para uma realidade alargada:

  • Poderão os espaços insulares comportar outras Naturezas, ou uma Natureza Expandida, onde elementos de diferentes dimensões se encontram?
  • Como poderá ser a ilha representada, neste contexto? E que discursos e práticas daí emergem?
  • Qual a implicação desse conceito de Natureza(s), no modo como os sujeitos percepcionam, experienciam e recriam a “ilha” e o seu imaginário?
  • De que modo uma Natureza Expandida implica o encontro, a adaptação, a transformação e/ou a actualização de fenómenos materiais, psicológicos, artísticos, culturais e políticos?
  • De que forma poderão a(s) Natureza(s) dos espaços insulares, as suas características e processos nelas implicados, constituir amostras que se apresentam como oportunidades para a compreensão, desenvolvimento e gestão de outros espaços?

Acolher-se-ão com interesse, propostas de comunicação (20 minutos) e/ou de painéis temáticos em português, inglês, espanhol e francês, provenientes das áreas das Ciências, das Artes e das Humanidades.

Sugerem-se, não de forma exclusiva, os seguintes tópicos de abordagem relacionados com o tema “Para além de Natureza /Artifício”:

  • Ambiente e humanidades;
  • Controlo, resistência e governança;
  • Ética e valores;
  • Identidade, sociedade e cultura;
  • Mercantilização da(s) natureza(s);
  • Mobilidade, migração, negociação e colonização;
  • Natureza(s) expandida(s) das/nas Ilhas;
  • Paisagem e criação;
  • Realidade virtual e inteligência artificial
  • Sustentabilidade;
  • Território e património;
  • Universos oníricos, imaginários e representações;
  • Utopia, distopia, colapso, apocalipse, conflito e revolução.

 

Submissão de Propostas

Propostas de comunicação ou de painel deverão ser enviadas até 30 de Junho de 2017, para a coordenação do colóquio (insula3@mail.uma.pt), incluindo os seguintes elementos:

  • título da comunicação ou painel;
  • um resumo até 200 palavras, na língua em que a comunicação seja apresentada e outro em inglês, caso esta não seja a língua adoptada pelo autor proponente;
  • nome(s) do(s) autor(s) da proposta, endereço electrónico, afiliação institucional e uma breve nota curricular (até 100 palavras).

 Até 31 de Julho de 2017 a Comissão Organizadora do colóquio informará os autores das propostas que foram aceites pelos avaliadores da Comissão Científica.

Regressar ao menu principal