Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias. Nascida em Beira, Moçambique, faz a sua formação académica e artística entre aquela ex-colónia portuguesa, Portugal Continental e Insular e Londres, em Inglaterra. Incentivada pela sua mãe, cedo descobre a sua vocação para a dança, estudos que a levam até aquele país anglo-saxónico (como bolseira da então Secretaria de Estado da Cultura) e em tourneé pela Europa, tendo para o efeito interrompido os seus estudos académicos no primeiro ano de licenciatura, retomados aquando do seu regresso e já em 1988. Quebradas as expetativas de uma carreira na investigação, ambição que estimulara no seu percurso académico da licenciatura em História, variante de História da Arte, pela Universidade de Lisboa, embarca de forma empreendedora numa aventura empresarial que deixa em 2000, quando da sua ida para o Funchal, na ilha da Madeira, para integrar um novo projeto no Ensino Profissional e Artístico e a direção artística da Companhia de Bailado da Madeira no Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira-Eng.º Luiz Peter Clode. Em 2001 inicia a sua colaboração com a Escola Profissional Atlântico no Funchal e, em 2003, funda a Associação Artística de Educação pela Arte na Madeira e o seu núcleo artístico Trans(form)art, a cuja direção preside até à sua extinção a 31 de dezembro de 2012sua extinção, em dezembro de 2012. Em 2004 integra os quadros da Universidade da Madeira e à luz dos novos estatutos, dirigir o Gabinete de Apoio ao Conselho Geral e ao Provedor do Est, cuja carreira abraçou como Técnica Superior. Rm 2010 eingressouou no ensino universitário, nno 2º Ciclo em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta, que concluiu com a defesa da dissertação intitulada “Imigração Qualificada: o caso dos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da Madeira”. É doutorada em Relações Interculturais pela mesma Universidade. É, desde 2011, investigadora do CEMRI/UAb – GI Media e Mediações Culturais. Em 2013 foi convidada para integrar a equipa de investigadores colaboradores do CLEPUL-Pólo Madeira. Ainda em 2013 integra a equipa de investigadores do projeto multidisciplinar “(Des)Memória de desastre? Cultura e perigos naturais, catástrofe e resiliência. Madeira, um caso de estudo” (CECC-UCP/CIERL-UMa). Desde 2014 que colabora com o CIERL-UMa. As suas principais áreas de interesse são as migrações e os fenómenos interculturais, a antropologia visual, media e mediação cultural, arte e educação, corpo e movimento.