CONVITE À PUBLICAÇÃO:
n.º 1 – (Trans)Localidade & Culturas UrbanasEVENTOS Conferências |
translocal.revista
|
Cosmopolitanism without provincialism is empty, provincialism without cosmopolitanism is blind
Ulrich Beck, Cosmopolitan Vision
O que é hoje a cidade, para nós? […]. As cidades são um conjunto de várias coisas: de memórias, de desejos, de sinais de linguagem; as cidades são lugares de permuta […], mas essa permuta não se reduz apenas a trocas de mercadorias, são trocas de palavras, de desejos, de recordações
Italo Calvino, As Cidades Invisíveis
TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas propõe-se ser uma revista orientada para a divulgação e para o estudo de fenómenos culturais contemporâneos locais e urbanos, com alcance internacional. Desta forma, quaisquer fenómenos/temas serão analisados tendo em vista não apenas o seu contexto local, mas também potenciais articulações translocais e internacionais.
Editada no Funchal, numa parceria entre o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL) e a Câmara Municipal do Funchal (CMF), TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas tomará como topos particular de interesse o Funchal, para, a partir daqui, pensar (com) outras realidades culturais locais e urbanas.
Deste modo, a revista estimulará a produção de conhecimento numa das áreas transdisciplinares estruturantes do UMa-CIERL: os Estudos Locais. Simultaneamente, cumprirá duas das orientações estratégicas deste centro de investigação da Universidade da Madeira:
- promover uma maior e mais eficiente integração do trabalho académico desenvolvido pelo UMa-CIERL na tessitura social, económica, cultural e política da RAM, promovendo trabalhos individuais e projetos coletivos orientados pelos princípios do rigor, da qualidade e da exigência científicos, mas também pelo princípio da responsabilidade social atribuível à construção do saber académico;
- estimular a cooperação interinstitucional, seja com parceiros académicos nacionais e internacionais, seja com instituições não académicas locais, regionais, nacionais ou estrangeiras.
De igual forma, TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, será um instrumento de comunicação, divulgação e estudo crítico, que se quer movimentar entre a designada alta cultura e a cultura de massas, estabelecendo pontes e divulgando conteúdos que promovam a reflexão crítica sobre temáticas culturais locais e urbanas. Assumir-se-á como componente ativa no fenómeno de marketing social relativo às dinâmicas culturais da cidade do Funchal junto de públicos regionais, nacionais e internacionais, contendo em si, deste modo, o potencial de vir a ser quer um suporte de aconselhamento relativamente às políticas culturais da CMF, quer um fator de estímulo à inovação cultural no município.
O modelo das cidades inteligentes, hoje tido como paradigma de boas práticas na administração local, exige o desenvolvimento de uma continuada cooperação dos órgãos de poder, das diversas instituições e das empresas locais e urbanas com as universidades e os centros de investigação. O desenvolvimento desta parceria entre o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais e a Câmara Municipal do Funchal visa também contribuir para o desenvolvimento, no Funchal, dessas boas práticas.
FORMATO
TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas será uma publicação temática em linha, com atualização regular de conteúdos e com uma edição anual em papel. O formato em linha, disponível no website da CMF a partir do próximo outono, funcionará como plataforma de divulgação e comunicação da revista, permitindo, assim, promover de forma crítica e construtiva atividades e temas considerados relevantes.
O tema anual da revista será definido pela sua coordenação, depois de esta consultar a Comissão de Leitores, a Comissão Externa de Aconselhamento e os responsáveis pelo pelouro da Cultura da CMF. Depois de selecionado o tema de capa anual, a Coordenação da revista publicará nos circuitos académicos, artísticos e culturais um convite à publicação em língua portuguesa e em língua inglesa. As propostas de trabalhos a publicar serão objeto de avaliação por pares, entre os membros da Comissão de Leitura da revista
PERIOCIDADE
A plataforma online será atualizada trimestralmente, com a introdução de conteúdos inéditos. O n.º 1 da revista será lançado no outono de 2017, com a apresentação pública da plataforma online .
ESTRUTURA DA REVISTA
- Editorial
- Ensaios (por convite dirigido a autores com reconhecido mérito e cujo trabalho desenvolvido diga respeito ao tema de cada número da revista);
- Artigos (submissões em resposta a um convite à participação anual)
- Do Funchal
- Por outras coordenadas
- Ensaios Visuais (trabalhos de criação visual inéditos sobre a temática do n.º)
- Olhares cruzados (divulgação crítica de fenómenos culturais contemporâneos com relevo no sistema cultural da cidade e/ou de outras cidades)
- trabalho inédito de um artista convidado sobre o tema de capa
- texto sobre a obra do artista convidado
- À conversa com… (entrevistas, testemunhos)
- Sugestões de leitura
- Convite à publicação do n.º seguinte
ORGÂNICA EDITORIAL
- Coordenação: Ana Salgueiro e Duarte Santo
- Comissão de Leitura: constituída por investigadores do UMa-CIERL especializados nas várias áreas científicas e culturais cobertas pela revista, a esta Comissão caberá avaliar os trabalhos propostos para publicação:
-
-
- Estudos Artísticos – Vítor Magalhães
- Estudos de Cultura – Ana Salgueiro
- Estudos Linguísticos – Naidea Nunes
- Estudos Literários – Diana Pimentel
- Estudos de Paisagem – Duarte Santo
- Estudos de Turismo – Filipa Fernandes
- Estudos Urbanos – Rui Campos Matos
- História e Património – Paulo Miguel Rodrigues
- Ecologia e Sustentabilidade – Sara Bonati
-
- Comissão Externa de Aconselhamento: constituída por investigadores especialistas nas várias áreas cobertas pela revista e/ou artistas ou agentes culturais com mérito reconhecido a nível nacional ou internacional, esta comissão acompanhará, através de consultas regulares, o trabalho editorial promovido pela revista.