conferências

.

DATA 

LOCAL & HORÁRIO

TÍTULO(S)

CONFERENCISTA(S)

13.06.2017

Museu A Cidade do Açúcar

17h 30m

  “Por uma Geografia Literária à Brasileira: Paisagens e Percursos”

Prof.ª Doutora Ida Alves

(Universidade Federal Fluminense)

co-organização com o Grupo de Trabalho UMa Paisagem CIERL

.

Resumo: Trata-se de apresentação geral sobre a constituição de uma geografia literária a partir da realidade múltipla brasileira. Mapeamento de alguns percursos de investigação na área e configurações/desfigura-ções da paisagem na narrativa e poesia brasileiras em contraponto com outras literaturas de língua portuguesa. Perspectivas e projetos relacionados para constituição de um campo de estudo e sua sedimentação disciplinar e reflexiva.

Nota Curricular: IDA ALVES é professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói – Brasil. Coordena o Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA-UFF. É membro do Pólo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB), sediado no Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro. É co-líder do Grupo de pesquisa “Poesia e Contemporaneidade” – CNPq. Também coordena o Grupo de Pesquisa “Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa”. É pesquisadora-bolsista do CNPq – Brasil e integra o grupo internacional de pesquisa sobre linguagem poética e visualidade LYRA, sediado no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto, Portugal.)
25.05.2017

Campus Universitário da Penteada – Sala do Senado

16 h

“Actualidade e Valor da História Local”

 

Prof. Doutor

António Ventura

(Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

 

 

 

Co-organização com o núcleo de investigação TRATUÁRIO. Percursos para a História da Cultura Madeirense

.

.

.

.

Resumo: Durante muito tempo desvalorizada e afastada das Universidades e dos centros de investigação, a História Regional e Local ganhou nas últimas décadas um dinamismo e uma dimensão que lhe conferiram a importância e a relevância que lhe cabe de pleno direito. Nesta conferência procura-se traçar o longo percurso dos estudos locais em Portugal desde o século XVI, com destaque para alguns momentos e protagonistas mais marcantes.

 
Nota Curricular: ANTÓNIO VENTURA é Doutor em História Contemporânea, com trabalho publicado sobre História Local. Professor Catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Director das Área de História da mesma Faculdade e Académico de Número da Academia Portuguesa da História)
Regressar à página inicial da revista